segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Líbano em chamas

Filme Incêndios, do diretor Denis Villeneuve, retrata saga de uma família em meio à guerra que assolou o país entre 1975 e 1990


   O diretor Denis Villeneuve não precisou dar nome aos bois. Em seu filme Incêndios, que chega às locadoras em DVD, ele conta a história de um casal de gêmeos que, após a morte da mãe, sai em busca do pai e de um irmão desconhecido. Para isso, partem ao país de origem da mãe e precisam descobrir o que ocorreu em sua juventude. O nome do lugar não é revelado, e a trama também não desvenda detalhes sobre o conflito político e religioso que mudou o destino da jovem mãe, Nawal Marwan, levando-a ao exílio no Canadá, onde os irmãos vivem.

    Essa falta de indicações é proposital. O filme foi rodado na Jordânia, mas o conflito a que se refere é a Guerra do Líbano (1975-1990), mesmo sem mencioná-la. Mas não é preciso dar nomes para reconhecer a guerra civil, identificar a cidade (Beirute) e a região das montanhas de Chouf, a prisão (Khiam), assim como os conflitos entre as falanges libanesas, cristãos, israelenses, sírios, drusos e xiitas. A estratégia é mostrar como essa barbárie, inscrita em um território imaginário, tem muito a dizer sobre o conflito político-religioso que continua vivo na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário