segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Itália no Brasil

Começa este mês o Momento Itália-Brasil, série de eventos em homenagem à história compartilhada pelos dois países e aos 30 milhões de brasileiros descendentes de italianos







   Primeiro foi a vez da França. Agora, pelos próximos nove meses, a Itália será o país homenageado em uma série de atrações no Brasil. De outubro de 2011 a julho de 2012, as relações entre os dois países serão abordadas em uma extensa programação reunida sob o nome Momento Itália-Brasil.

    A abertura oficial será no dia 15 de outubro, com um espetáculo de dança ao ar livre nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. O tema será uma reflexão sobre a história do Brasil e da Itália. No dia seguinte, São Paulo faz sua abertura do ano da Itália com um concerto da Osesp, na Sala São Paulo. Serão executadas obras de compositores italianos, na primeira parte, e de Villa-Lobos, na segunda.

   No total, serão 486 eventos em 18 estados brasileiros. O Brasil entra, dessa forma, no conjunto de celebrações dos 150 anos da unificação italiana e dos 65 anos da proclamação da República no país. Por aqui, comemora-se também o centenário de duas instituições paulistanas voltadas para a divulgação da cultura italiana no Brasil: o Circolo Italiano e o Colégio Dante Alighieri.

   Antecipando as comemorações, o Museu do Café, em Santos, inaugurou no final de agosto a mostra “Itália-café-Brasil: Qui si beve caffè”. A exposição, que fica em cartaz até 29 de janeiro de 2012, aborda a relação entre os dois países por meio do café, com destaque para o fato de que, entre 1875 e 1901, mais de um milhão e meio de italianos desembarcaram em terras brasileiras para trabalhar, principalmente, nos cafezais.

   A grande onda de imigração e os mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil serão tema de vários eventos. Em fevereiro, São Paulo abriga a mostra “A viagem – De Gênova para Santos”, e, em abril do ano que vem, a exposição de fotos “Orgulho de ser oriundi”. No Rio de Janeiro, o Arquivo Nacional realiza a mostra e o seminário “Viagem dos italianos ao Brasil”, de 19 de outubro a 26 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário