terça-feira, 24 de maio de 2011

Um passeio pelas ruas da Roma antiga

Site disponibiliza maquete digital da capital do maior império da Antiguidade nos tempos de Constantino

   Em 1900, o arquiteto francês Paul Bigot construiu uma maquete de gesso de 70 m2 recriando a cidade de Roma na época de Constantino, no início do século IV. O trabalho foi bem acolhido pelos arqueólogos na época e acabou doado para a Universidade de Caen, na França. Agora, mais de 100 anos depois, o modelo ganhou uma versão virtual, que pode ser acessada no site da instituição.

   A versão digital foi atualizada por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores nas áreas de ciências sociais, Antiguidade, audiovisual e computação e tem a vantagem de poder ser modificada de acordo com o surgimento de novas descobertas arqueológicas e históricas. A ideia dos pesquisadores foi recriar a cidade de Roma em diferentes estágios de evolução, incluindo etapas de construção e desenvolvimento urbano.

   A maquete de Bigot foi feita na época em que ele vivia na Villa Medicis, palácio que abrigava a Academia Francesa em Roma. O local foi administrado, durante certo período, pela Escola de Belas-Artes de Paris, onde o arquiteto se formou.
http://www.unicaen.fr/cireve/rome/pdr_maquette.php?fichier=video_presentation

Nenhum comentário:

Postar um comentário