segunda-feira, 18 de abril de 2011

A pedra mágica dos navegadores vikings

Pesquisadores afirmam que cristal descrito em mitos escandinavos pode realmente ter sido usado como bússola para dias nublados

   

Segundo lendas vikings, os navegadores do Atlântico Norte costumavam apontar um cristal em direção ao céu para descobrir a posição do Sol em dias de céu encoberto. Por muito tempo a prática foi considerada um mito, até que arqueólogos levantaram a hipótese de que o método poderia ter base científica e de que a pedra usada seria a calcita, cristal comum na Escandinávia.

   A explicação do fenômeno está relacionada à polarização da luz. Normalmente, para cada onda eletromagnética de uma fonte luminosa há um feixe que vibra em um plano perpendicular. Assim, a dispersão dos raios em moléculas de ar provoca a polarização, cuja tangente fica visível mesmo quando há nuvens ou neblina. Dessa maneira, ao segurar um cristal e girá-lo é possível verificar a direção da polarização e deduzir a posição do Sol.

   Recentemente, os pesquisadores Gábor Horváth, da Universidade de Eötvös, de Budapeste, e Susanne Åkessor, da Universidade de Lund, na Suécia, testaram o método e concluíram que a polarização ocorria de modo similar em dias límpidos e de céu encoberto. Ainda faltam, porém, provas arqueológicas de que os vikings utilizavam esse método, como lembra o pesquisador Seán McGrail, da Universidade de Oxford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário