segunda-feira, 7 de maio de 2012

A arte da resistência chilena

Exposição que passa por três cidades brasileiras reúne obras produzidas por presos políticos do regime de Pinochet


   Durante a ditadura, mulheres chilenas utilizaram uma espécie de tapete fabricado artesanalmente com retalhos de tecido, costurados sobre uma base de linho ou saco de farinha, para passar recados e denunciar os acontecimentos que marcaram o regime autoritário que governou o país entre 1973 e 1990. Uma coleção dessas peças, chamadas de arpilleras, foi reunida pela filósofa Roberta Bacic e forma a exposição “Arpilleras da resistência política chilena”, que passará por Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

   A mostra conta com 30 peças produzidas por mulheres presas ou cujos familiares foram encarcerados, torturados e assassinados durante a ditadura. Além do valor artístico, os trabalhos vendidos serviam para ajudar no orçamento doméstico das artesãs, que frequentemente se reuniam em comunidades ou entidades da sociedade civil. Segundo Clara Politi, produtora da exposição, as imagens representadas nas peças eram uma maneira de mostrar o que acontecia no país para a população local e os estrangeiros.

ARPILLER AS DA RESISTÊNCIA POLÍTICA CHILENA.  QUANDO E ONDE: de 7 a 14 de maio no Memorial de Curitiba; de 18 a 24 de maio no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte; de 29 de maio a 5 de junho no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário