segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Site rastreia bens roubados por nazistas

Ferramenta de busca permite que famílias localizem objetos de arte, livros e documentos confiscados ou perdidos durante o III Reich



   Uma ferramenta internacional de pesquisa foi criada nos Estados Unidos para ajudar a localizar bens perdidos durante o período nazista. O International Research Portal possibilita que famílias investiguem o paradeiro de objetos confiscados, perdidos ou roubados durante a dominação do III Reich, tais como objetos de arte, livros e documentos.

   O site facilita o trabalho de historiadores, permitindo o acesso a inúmeras fontes de consulta, como os arquivos nacionais dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, e instituições como o Museu Histórico alemão e o Memorial do Holocausto americano, entre outras. A página disponibiliza diversos relatórios que discorrem sobre a restituição de obras de arte, investigações de crimes envolvendo objetos do gênero e sobre as condições de arquivos e bibliotecas nos anos seguintes ao final do nazismo. Além de acessar os artigos acadêmicos disponíveis é possível compartilhar as pesquisas realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário