segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Caminho de Santiago nas telas

Novo filme de Bruna Lombardi retoma a mística da famosa rota de peregrinação pelo norte da Espanha surgida no século IX





   Estreiou na sexta-feira, 19 de agosto, o filme Onde está a felicidade?, que traz Bruna Lombardi no papel de Teodora, uma chefe de cozinha que decide fazer a famosa peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela depois de passar por uma crise amorosa.

    Ao contrário do que se poderia imaginar, a produção não é um drama, mas sim uma comédia romântica. Depois de pegar o marido fazendo sexo virtual com outra mulher e perder o emprego, Teodora decide fazer a peregrinação pelo norte da Espanha para refletir sobre a vida e buscar as respostas que lhe faltam nesse momento de crise.

    O filme acompanha a viagem da protagonista, que percorre 790 quilômetros a pé acompanhada do amigo Zeca (Marcello Airoldi), interessado em transformar a viagem em um lucrativo programa de televisão, e da espanhola Milena (Marta Larralde). O filme traz belíssimas imagens das estradas do norte da Espanha e explora a mística do caminho de Santiago de Compostela, que fascina o público brasileiro desde 1987, quando o livro O diário de um mago, de Paulo Coelho, resgatou a história dessa antiga rota de peregrinação.

    A popularidade do tema chamou a atenção para um fenômeno que muitos consideravam coisa do passado: as grandes peregrinações. Surgidas nos últimos séculos do Império Romano, as expedições rumo aos lugares sagrados do cristianismo viveram seus dias de glória durante a Idade Média, mas entraram em declínio a partir do século XVI, com o avanço da secularização e do pensamento científico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário