quarta-feira, 9 de março de 2011

Um guia de raridades sobre o Brasil


Obra editada originalmente em inglês, que lista fontes pouco conhecidas sobre a história do país, ganha primeira versão em português

  Um dos mais importantes guias de livros raros que tratam do Brasil, a Bibliographia Brasiliana, de Rubens Borba de Moraes (1899-1986), acaba de ganhar a primeira versão em português, mais de 50 anos depois da publicação original, em inglês. A obra foi lançada em 1958, em Amsterdã, na Holanda, e posteriormente revista e ampliada por Borba de Moraes, em 1983. Só agora, no entanto, o guia ganhou uma edição brasileira.

  Os livros apresentam comentários e descrições sobre obras raras publicadas sobre o país entre 1504 e 1900, e mencionam publicações de autores brasileiros do período colonial, que foram impressos fora do Brasil.
  A nova edição da obra foi uma inciativa do empresário e bibliófilo José Mindlin, quatro anos antes de falecer, no ano passado. Borba e Mindlin eram amigos e tinham em comum a paixão por livros. A edição em português foi baseada em anotações e correções feitas pelo autor em um exemplar publicado em 1983. O livro faz parte da Biblioteca de Guita e José Mindlin, doada à USP e continha uma nota de Borba de Moraes com o título: “Instruções para uma improvável edição póstuma lá pelo ano de 2003”.

  O autor de Bibliographia Brasiliana foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922 e diretor da Biblioteca Municipal de São Paulo, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Centro de Informações das Nações Unidas em Paris e Biblioteca das Nações Unidas, em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário