segunda-feira, 21 de março de 2011

Os marinheiros pré-históricos de Creta

Cientistas encontram na ilha grega a mais antiga evidência de navegação, datada de 130 mil anos

  O homem já dominava as técnicas de navegação milênios antes do que se pensava. Isso é o que afirma um grupo de pesquisadores coordenado por Thomas F. Strasser, do Providence College em Rhode Island, e Eleni Panagopoulou, do Ministério da Cultura da Grécia. Eles encontraram, no sul da ilha de Creta, a mais antiga prova de navegação humana, datada de pelo menos 130 mil anos atrás.

  Foram dois anos de escavações, que revelaram a existência na região de diversos instrumentos feitos de pedras talhadas datadas do período Paleolítico (entre 700 e 130 mil anos). Segundo um dos pesquisadores do grupo, “encontrar ferramentas desse período em Creta é tão incrível quanto encontrar um iPod na tumba de Tutancâmon”.

  Esses achados atestam pela primeira vez a instalação de hominídeos em uma ilha antes do período Neolítico (7000-3000 a.C.). Não se sabe, no entanto, de onde saíram. Os pesquisadores trabalham com a hipótese de terem vindo tanto da África ou Oriente Médio quanto da Anatólia (atual Turquia) ou da própria Grécia continental.

  No total, os pesquisadores coletaram mais de 2 mil peças, feitas de quartzo e sílex. Como a ilha, no mar Mediterrâneo, está separada do continente há pelo menos 5 milhões de anos, os ancestrais humanos que habitaram o local só podem ter chegado por barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário