segunda-feira, 18 de junho de 2012

Primeira Guerra ao vivo do front

Site com imagens e documentos escritos sobre o tema agora disponibiliza mais de 600 horas de filmagens feitas durante e após o conflito



   Em 2011, o projeto Europeana, arquivo digital multilíngue que reúne vasto material sobre o patrimônio cultural e científico produzido na Europa, começou a montar um grande acervo sobre a Primeira Guerra Mundial. Depois de disponibilizar fotos e registros escritos, o portal acaba de lançar um site no qual é possível acessar 650 horas de filmagens realizadas durante e depois do conflito.

   O European Film Gateway 1914 (http://project.efg1914.eu) é resultado de um projeto de dois anos, que digitalizou documentários, curtas-metragens e filmes de ficção resgatados de 40 cinematecas e arquivos de vários países. Os especialistas no tema acreditam que até agora 80% do material cinematográfico produzido foi perdido por problemas de conservação.

   O restante sobreviveu até agora em formato analógico, o que torna difícil o acesso aos filmes. Segundo Jill Cousins, diretor do Europeana, a digitalização ajuda a preservar o que se salvou e será uma fonte preciosa para historiadores, escolas, cineastas e pesquisadores, especialmente em 2014, ano do centenário do início da Primeira Guerra Mundial.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário