Com ajuda de Lisboa, capital carioca pretende restaurar uma das principais atrações turísticas da cidade até 2013
Um acidente em agosto de 2011, com um saldo de seis mortos e 57 feridos, resultou na suspensão das atividades de um dos programas turísticos mais procurados do Rio de Janeiro: o passeio de bonde em Santa Teresa. Recentemente, o governo fluminense anunciou obras de recuperação nas linhas e reabertura prevista para 2013. A solução técnica para revitalizar esses bondes históricos virá da outra única cidade no mundo que mantém um sistema parecido: Lisboa.
Foi assinada uma parceria técnica com a empresa pública Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que mantém o sistema de bondes – ou “eléctricos”, como são chamados – na capital portuguesa. Há várias semelhanças entre os bondes cariocas e os eléctricos lisboetas, que os diferem dos demais trens turísticos em atividade no mundo: os veículos são antigos, com tecnologia do princípio do século passado, operam em linhas com inclinações superiores a 10% e curvas com raios inferiores a 15 metros, sem possuir sistema por cabo ou cremalheira.
Os bondes de Santa Teresa são os últimos representantes desse tipo de veículo em todo o Brasil que ainda servem para o transporte público. Sua recuperação tem investimento previsto em R$ 40 milhões.
Foi assinada uma parceria técnica com a empresa pública Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que mantém o sistema de bondes – ou “eléctricos”, como são chamados – na capital portuguesa. Há várias semelhanças entre os bondes cariocas e os eléctricos lisboetas, que os diferem dos demais trens turísticos em atividade no mundo: os veículos são antigos, com tecnologia do princípio do século passado, operam em linhas com inclinações superiores a 10% e curvas com raios inferiores a 15 metros, sem possuir sistema por cabo ou cremalheira.
Os bondes de Santa Teresa são os últimos representantes desse tipo de veículo em todo o Brasil que ainda servem para o transporte público. Sua recuperação tem investimento previsto em R$ 40 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário