segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rio de Janeiro vai recuperar bondes

Com ajuda de Lisboa, capital carioca pretende restaurar uma das principais atrações turísticas da cidade até 2013




   Um acidente em agosto de 2011, com um saldo de seis mortos e 57 feridos, resultou na suspensão das atividades de um dos programas turísticos mais procurados do Rio de Janeiro: o passeio de bonde em Santa Teresa. Recentemente, o governo fluminense anunciou obras de recuperação nas linhas e reabertura prevista para 2013. A solução técnica para revitalizar esses bondes históricos virá da outra única cidade no mundo que mantém um sistema parecido: Lisboa.

    Foi assinada uma parceria técnica com a empresa pública Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que mantém o sistema de bondes – ou “eléctricos”, como são chamados – na capital portuguesa. Há várias semelhanças entre os bondes cariocas e os eléctricos lisboetas, que os diferem dos demais trens turísticos em atividade no mundo: os veículos são antigos, com tecnologia do princípio do século passado, operam em linhas com inclinações superiores a 10% e curvas com raios inferiores a 15 metros, sem possuir sistema por cabo ou cremalheira.

    Os bondes de Santa Teresa são os últimos representantes desse tipo de veículo em todo o Brasil que ainda servem para o transporte público. Sua recuperação tem investimento previsto em R$ 40 milhões.

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